Almanaqueiras: ou não queiras.

Almanaqueiras: ou não queiras.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Diz-se do pequeno golpe, praticado de maneira amadora, geralmente pelos outros.

Dicionário da Mutreta - alguém precisava organizar essa bagunça

Gregorio Duvivier



Tramoia: N. Fem. Diz-se do esquema no qual você não está incluído. Distingue-se do trambique pelo profissionalismo. Etimologia: deriva da palavra "tramar" e pressupõe certo requinte.

Trambique: N. Masc. Diz-se do pequeno golpe, praticado de maneira amadora, geralmente pelos outros.

Mamata: N. Masc. Diz-se do esquema do qual usufrui-se com regularidade, e há muito tempo. A mamata, ao contrário do trambique e da tramoia, pressupõe antiguidade e frequência. Não se "comete" mamata mas se "tem" mamatas. Ex.: "Fulana não quis casar no civil porque recebe pensão do pai e não quer perder a mamata".

Mutreta: N. Masc. Espécie de trambique geralmente praticado contra o Estado, logo eticamente perdoável. Ex.: "Alguém conhece alguma mutretinha pra pagar menos imposto?"

Maracutaia: N. Fem. Irregularidade de proporções escandalosas, o equivalente a uma dúzia de tramoias que, juntas, tomaram proporções épicas.

Propina: N. Fem. Suborno com mais de três dígitos.

Propinoduto: N. Masc. Canal de pagamento para a propina, quando esta atinge mais de seis dígitos.

Esquema: N. Masc. Tramoia do ponto de vista daquele que participa dela. Ex. "Como faço pra entrar nesse esquema?" "Desculpe, não tem como." "Nesse caso, vou ter que denunciar essa tramoia"

Pacto: N. Masc. Tramoia quando usada para acobertar outras tramoias. "A gente precisa de um pacto nacional, com Supremo, com tudo."

Bandalheira: N. Fem. Maracutaia sem pudor, feita de forma descarada.

Negociata: N. Fem. Diz-se da mutreta quando vintage. Para que se ocorra uma negociata é preciso que todos os negociantes estejam vestindo terno. Senão, é simples mutreta.

Falcatrua: N. Fem. Desfalque intermediário: não tão simples quanto um trambique e nem tão complexo quanto uma maracutaia.

Muamba: N. Fem. Importação que não passa pela alfândega, muitas vezes com a parceria da alfândega ou feita pela própria alfândega.

Faz-me-rir: N. Masc. Suborno de dois dígitos. "Essa multa aqui a gente resolve com um faz-me-rir".

Guaraná: N. Masc. Suborno de um dígito. "Pode parar o carro aqui sim, é só fortalecer o guaraná do colega"

Fortalecer: Verbo. Ato ou efeito de arredondar pra cima um valor estabelecido. "É 80 mas fecha em 100 pra dar aquela fortalecida."

Movimento: N. Masc. Diz-se de grupo dedicado exclusivamente à mutreta. Ex.: Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário